Pense no futuro e na sua sucessão familiar.

A Holding familiar Revenda, visa controlar o patrimônio de pessoas físicas de uma mesma família, onde todos os participantes passam a ter participações como sócios.

Nós fazemos o planejamento e regras de gestão corporativa dos descendentes, fazendo assim com que os ativos familiares fiquem protegidos.

Nós sabemos que estabelecer um patrimônio ao longo da vida, não é nada fácil. Preservar o mesmo, é tão difícil quanto. Repassar este legado para outras gerações, nem se fale! Geralmente o que acontece é o que o antigo ditado popular diz: “pai rico, filho nobre, neto pobre”.

Mas, atualmente, na gestão de um patrimônio construído com sacrifício e que existe a possibilidade de continuidade dos negócios pelos sucessores, é mais que necessário quebrar o padrão de não continuidade dos negócios, principalmente nas empresas familiares.

Valendo o alerta que, é na vida que se resolve os problemas da vida, evitando aborrecimentos para o futuro e principalmente da continuidade por desavenças e desinteligências sobre o rumo e administração de patrimônio familiar.

Salientamos sempre aos nossos clientes sobre a necessidade de compreenderem o quanto é necessária uma boa relação familiar, a qual tem que se manifestar com clareza e objetividade em favor dos negócios empresariais envolvidos.

Por esta razão, aconselhamos sempre aos nossos clientes que demonstrem em vida seus atos de vontade, o que geralmente quando bem direcionados evitam transtornos futuros na manutenção de suas empresas pela sucessão familiar futura.

Acreditamos que quem constrói todo um patrimônio, precisa e deve manifestar suas vontades e anseios para os seus herdeiros.

Então o que fazemos por você?

Planejamos a sucessão, além de protegermos o seu patrimônio e com isso, possibilitamos uma economia tributária de imediato e futura.

Mas afinal, o que é uma (holding)?

A palavra Holding é derivada de “to hold” da língua inglesa e existem vários significados: deter, reter, conter, segurar e outros.

Sendo assim, holding é uma empresa cujo objetivo é reter participações societárias de outras sociedades, como acionista ou cotista. Ela participa como sócia de outras empresas, tendo os seus bens, ou, pelo menos, parte deles.

Essa empresa participa como sócia de outras, tendo o seu patrimônio, ou parte dele, constituído por participações societárias diversas.

E holding familiar, o que é?

O holding familiar é aquela que gerencia o patrimônio de pessoas físicas de uma mesma família. Cada pessoa da família passa a ter uma participação societária nela.

O objetivo de uma holding familiar é preservar os ativos familiares já existentes contra dívidas futuras e qualquer outro tipo de perda de patrimônio.

Mas ela também reduz a carga tributária na sucessão e planeja rodas as regras de gestão corporativa dos herdeiros.

Vamos explicar como funciona. Com o holding familiar, todo o patrimônio de uma pessoa física ou mesmo da família passa a ser integrado nela.

Futuramente, todas as ações ou cotas da empresa podem ser transferidas paro os herdeiros e isto acontece através de uma cláusula de doação. Cada parte a ser herdada é estabelecida conforme a vontade do doador.

Também é possível estabelecer direitos de usufruto dos doadores e definir cláusulas restritivas em intransferibilidade, inalienabilidade, intransmissibilidade e revogação. Com isso, o doador pode administrar a sociedade e todo o patrimônio. Com isso, os doadores podem fazer a gestão da sociedade e de todo o patrimônio, sendo fundamental a concordância destes, nos atos praticados sob pena de invalidação do ato.

Portanto, a composição do patrimônio familiar é propícia para a divisão do patrimônio ao longo da vida, evitando dilapidações, reduzindo custos tributários e possíveis pressões sobre o grupo familiar (separações, divórcios, uniões estáveis ficam fora e não dilapidam o patrimônio dos herdeiros), além das demoras e discussões decorrentes do processo de inventário.

Vantagens de constituir um holding familiar

Planejamento financeiro

Por meio das propriedades familiares, os bens desta família podem ser concentrados, facilitando a gestão coletiva e regulando a participação de cada membro da família. Além disso, também tem a formulação de políticas de investimento de capital, reservas e distribuição de lucros.

Planejamento tributário

Através da sociedade, os incentivos fiscais podem ser usados para cobrar impostos sobre a receita de ativos como uma pessoa jurídica. Por exemplo, aluguel, lucro e dividendos, juros e transferências de ativos.

Perpetuação do patrimônio

As participações familiares protegem os bens pessoais dos sócios ou acionistas de diversas situações que permitam a responsabilidade solidária relativa às sociedades em que participam.

Planejamento sucessório

Além disso, a sociedade promove a herança hereditária, especialmente no processo de inventário judicial.

Isso porque esse é um processo que, além de custoso, também retarda o compartilhamento. E esta situação terá um impacto negativo no desenvolvimento da operadora.

Outras vantagens, mas estas dependem do acordo dos sócios e também das particularidades e bens de cada sócios. Vamos citar algumas, a título de curiosidade:

  • Fornecer padrões de informação sobre ativos e empresas (aplicando princípios de governança corporativa);
  • Determinar padrões para herdeiros assumirem posições de comando na sociedade. Por exemplo, idade, histórico educacional, qualificações e habilidades, experiência anterior em outras empresas, etc.
  • Designar padrões para o gerenciamento de ativos familiares e deixe claro que os ativos da empresa não serão usados para fins pessoais.
  • Em caso de conflitos, deve ser estabelecido regras para a saída dos familiares com as respectivas cotas de bens.
  • A existência de um histórico de atas que mapeiam e direcionam decisões futuras nas empresas, bem como, a vontade dos sócios-fundadores para atos futuros.

Anda tem dúvidas sobre a holding familiar? Confira a sessão que preparamos abaixo:

Quando se deve investir em um holding familiar?

O Holding familiar é um investimento perfeito para famílias que querem perpetuar seu patrimônio futuro e que tenham bens disponíveis para esta modalidade de administração.

Isso se deve ao fato de ter as despesas divididas e auxílio na hora de organizar a administração e gestão do patrimônio.

E onde a Revenda entra no Holding Familiar?

Nós administramos em parceria com o patriarca ou matriarca, que atua como usufrutuário e administrador do holding.

E qual é a vantagem do holding familiar em caso de falecimento?

Neste caso, a grande vantagem está nas regras já definidas em contrato. Este é maior facilitador na sucessão de bens.

Resumindo, nós usamos a holding familiar para facilitar o processo de herança, porque é uma maneira mais rápida e vantajosa do que o antigo inventário judicial.

Além disso, a formação de Holdings se apoia no planejamento tributário e financeiro e oferece proteção patrimonial tanto quanto possível.

Porém, é preciso ressaltar que antes da constituição da holding, nós elaboramos um estudo para analisar sua viabilidade, que depende do perfil da família e da empresa.

Os familiares têm que validar com todo o processo, caso contrário, a gestão e o sucesso das propriedades familiares serão afetados, e sua organização não conseguirá alcançar os resultados esperados.

Mas não se preocupe, estaremos com você em cada passo a ser dado.