You are currently viewing Principais tendências financeiras para 2023

Principais tendências financeiras para 2023

Evoluir é preciso e a evolução não é apenas tecnológica, o setor de finanças e especificamente as atividades contábeis precisam estar sempre inovando e evoluindo em um mercado tão competitivo.

Dentro desta perspectiva, hoje vamos falar de finanças e suas tendências para 2023, principalmente as que estão diretamente conectadas às atividades contábeis. Como por exemplo, o PIX (Pagamento Instantâneo), modalidade de pagamento que está entre as últimas “novidades” de negociação do momento. O PIX, assim como carteiras digitais, são inovações que vieram para deixar o dia a dia da PF e PJ mais prático e eficiente.

Nesta mesma linha de pensamento sobre a eficiência de modelos financeiros e contábeis, 2023 mal começou e a mídia já está nos dando notícias de grandes novidades e funcionalidades que estão chegando para transformar o mercado atual.

E se você faz uso de processos contábeis e quer ficar atualizado neste sentido, o melhor é ficar de olho nas novidades do mercado financeiro como um todo, pois elas impactam de forma direta na contabilidade e seus processos de aplicação. E é por isso, que hoje vamos falar das tendências do mercado financeiro em 2023, principalmente as que vão afetar diretamente o setor contábil.

Preparados?

4 Principais tendências financeiras para 2023

O ano mal começou e já se mostra um ano auspicioso para o setor financeiro.

Após os resquícios deixados pela pandemia nos dois últimos anos, 2023 chega cheio de tendências e novidades econômicas otimistas para o mercado.

Conheça as principais:

Automatização de processos financeiros

A automatização de Processos Financeiros está diretamente ligada à automação de processos tecnológicos. Para quem não sabe, a automação de processos tem o intuito de transferir o operacional para softwares, melhorando a gestão do seu negócio.

Dentro deste tópico, precisamos de falar da tendência que está em alta, que é a automação dos processos financeiros.

E o que isso significa? Que este é o momento propício para investir em automação de softwares financeiros para facilitar os processos do dia a dia. Como resultado, todas as atividades abaixo ficarão mais assertivas com estes investimentos:

  • Fluxo de pagamento de contas;

  • Emissão de boletos;

  • Pedidos de reembolso;

  • Cartão de crédito corporativo;

  • Pagamento de taxas de inscrição;

  • Pagamento de fornecedor;

  • Emissão e averiguação de notas fiscais;

  • Entre muitos outros.

“Embedded Finance”

Para quem não conhece o “Embedded Finance”, temos como definição e tradução os seguintes termos: finanças incorporadas, embutidas ou integradas.

O objetivo deste tipo de tecnologia é adicionar serviços e soluções financeiras aos nichos que ainda não possuem um “core business” (atividade central) nessa área. O resultado disso é que, através do “Embedded Finance”, empresas dos mais diversos nichos (o contábil incluso) vão poder atuar como instituições financeiras.

Como exemplo, vamos usar a Revenda Contábil como um possível modelo. Vamos supor que vamos aplicar o conceito de “Embedded Finance” em nosso escritório e, com isso, ofereceremos aos nossos clientes todos os serviços abaixo relacionados:

  • Pagamento de contas;
  • Transferência de dinheiro entre contas;
  • Cartões de crédito;
  • Cartões pré-pagos;
  • Empréstimos;
  • Serviços de recarga;
  • Outros tipos de serviços que até então apenas bancos poderiam oferecer.

Lembrando que apenas estamos usando a nossa empresa como exemplo, ok?

Assim, acrescentamos também, que para oferecer este tipo serviço, você precisará investir em desenvolvedores para a criar uma Interface de Programação de Aplicações.

Também conhecida como API, essa tecnologia se refere a um conjunto de padrões que formam interfaces que permitem aos desenvolvedores criar plataformas de maneira mais simples e funcional. Afinal, seu escritório poderá desenvolver e comercializar finanças embutidas a partir daí.

Neste caso, o investimento é alto, mas em contra partida, o retorno é maior ainda.

Novidades do PIX

O PIX é um destaque no quesito pagamento, principalmente no Brasil. E a tendência do PIX se deve ao fato de que sua atividade e uso tem demonstrado várias melhorias no nosso cotidiano. Além disso, já foram anunciadas novas aplicações do PIX para deixar esta ferramenta ainda mais inovadora e prática para todos.

No dia 1º de Dezembro de 2022, o Banco Central no Fórum PIX, anunciou as seguintes mudanças:

  • Aumento de limite de valores para operações empresariais como PIX Saque e PIX Troco;
  • Personalização de horário noturno;
  • Fim do limite por transação.
  • PIX automático (programação de pagamento de contas recorrentes e mensais.
  • Também há especulações que, ainda este ano será implementado o PIX Internacional.

Resumindo, o PIX continuará trazendo inovação, flexibilidade e praticidade para empresas e pessoas físicas.

Tokenização e Criptoeconomia

Sabemos que a Criptomoeda sofreu um pequeno baque no ano passado, mas, mesmo assim, ainda está cotada como tendência financeira em 2023.

Em 2022, vários tipos de criptomoedas foram afetados por uma gama de eventos negativos, dentre eles, a Guerra da Ucrânia e bancos centrais de todo o mundo tomando medidas para conter a inflação. Os “invernos das criptos”, como são conhecidos estes eventos, fizeram com que o valor do token caísse em porcentagens nunca vistas desde a sua criação.

Mas especialistas e empresas da área, mesmo depois destes acontecimentos e quedas, continuaram investindo nesta estrutura financeira. Em outras palavras, a conversão de ativos físicos para digital não parou.

Inclusive no final do ano passado, o Banco Central Criou o “GT Tokenização” com o foco de pesquisar tudo relacionado aos ativos financeiros na blockchain e também deu início aos testes do Real Digital. Sim, um projeto de uso da moeda digital brasileira.

Devido a isso, este ano tem como promessa o crescimento da Blockchain e o retorno das moedas digitais. Se você não sabe nada sobre o assunto, esta é a hora de pesquisar sobre a moeda do momento.

E agora, o que eu faço com todas estas informações?

Hoje você leu sobre as principais tendências financeiras para 2023. Como você pode ver, este ano será agitado, cheio de inovações e avanços em tecnologia, o que afetará o setor de contabilidade como um todo.

Então o passo agora é se manter informado, aprimorar seu conhecimento sobre essas tendências e decidir em qual dos aplicativos listados você pesquisará e começará a investir e usar.

Ah, e não deixe de sempre voltar ao nosso blog para saber das novidades. Procuramos sempre trazer notícias relevantes do nosso setor como um todo.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário