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A importância do recrutamento e seleção para postos e lojas e como reter talentos no seu negócio.

A tarefa nunca foi simples, completar o quadro de funcionários ou expandir a quantidade de pessoas para atender melhor. Ocorre que, com o passar dos tempos foi ficando cada vez mais difícil o Posto ou a Loja acompanharem a mudança rápida e ligeira com que o mercado e as pessoas.

Vou enumerar aqui pelo menos 3 dificuldades atuais para recrutamento de pessoas que deixam grande parte dos gestores com noite em claro, que poderiam ser facilmente ajustadas, se o Posto ou Loja fizessem o processo corretamente.

  1. BASE DE ALCANCE PARA INTERESSADOS NAS VAGAS 

A limitação do tamanho da base de alcance para interessados nas vagas para Posto e Loja é determinante para que a seleção de pessoas seja de boa qualidade. Se você influenciar 200 pessoas, ou seja , pelo menos 200 pessoas ficarem sabendo da disponibilidade de vagas, ao final do processo em nossa mentoria, constatamos que somente 2% são elegíveis ao cargo, após passarem por análise do RH e entrevista de emprego. Por isso, a dica é aumentar o quanto mais a base de divulgação da vaga existente, para que no final tenha mais opções de efetivar alguém que passou pelo processo. 

  1. FALTA DE DEFINIÇÃO DO PERFIL DO CARGO E DESCRITIVO DA FUNÇÃO

Muitos postos e redes também ,não tem definidos no papel claramente qual o perfil desejado e o descritivo de cargo da função que espera para a contratação, gerando assim uma grande quantidade de candidatos fora deste perfil e sem as competências esperadas, gerando desperdício de tempo e dinheiro no recrutamento de pessoas. 

  1. FALHAS NA AVALIAÇÃO DO PERÍODO DE EXPERIÊNCIA 

Quando temos alguém cumprindo o contrato de experiência, temos que avaliar pelo menos de 02 a 03 vezes através de ferramentas de gestão se a pessoa está ou não cumprindo o que foi combinado na entrevista de emprego. Ocorre que muitos Postos e Loja “pulam “este processo e quando descobrem é o último dia do(a) candidato(a), ficando sem tempo hábil de selecionar outra pessoa.

Feito o processo de recrutamento e seleção a missão continua árdua aos Gestores de Posto e Loja, uma vez que precisamos manter os bons funcionários, e aí este processo requer cuidado e muita atenção. 

Partindo do fato de que nossa categoria trabalha com um valor de remuneração baseado no Acordo Coletivo , não aconselho por experiência própria, a criação de outras remunerações financeiras que não estejam contempladas na CCT, mas vejo uma grande quantidade de ações que podem ser até mais interessantes ao colaborador do que necessariamente o pagamento em dinheiro.

Estamos falando aqui do Clima Organizacional que é fundamental para reter pessoas, Vamos ver algumas dicas que podem e fazem a diferença no seu Posto ou Loja: 

AMBIENTE DE TRABALHO 

Um Posto e Loja limpos, com condições de chegar de casa e se arrumar para o trabalho de forma digna pode parecer simples para muitos, mas é fundamental para o trabalhador. Aquele espelho no banheiro, cadeira no vestiário, Micro-ondas para aquecer comida e uma geladeira para manter a refeição em perfeitas condições fazem a diferença no dia a dia do trabalhador. 

REUNIÕES COM O TIME 

Faça ao menos 1 vez por mês uma reunião com toda sua equipe, com uma pauta que traga assuntos relevantes para o convívio, como vendas, atendimento, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e principalmente deixe um espaço na reunião para ouvir as pessoas. Pergunte como estão se sentindo em relação ao trabalho e como a empresa poderia melhorar isso. 

PREMIAÇÕES E RECONHECIMENTOS 

Todo ser humano é indefeso ao elogio, e o reconhecimento através de campanhas motivacionais fazem a diferença para as pessoas. Veja aqui 5 dicas infalíveis para reconhecer e motivar pessoas:

  1. Aniversariante do mês. Faça um bolo e cante parabéns para todos que nasceram no mês, parece pouco, mas para quem ganha é inesquecível. 
  2. Ciclo de Anos. Ao completar 1 ano, existe uma expectativa e alegria muito grande do colaborador por esta data. Faça um cartão agradecendo pelo ano trabalhado, e a cada ano implemente um novo reconhecimento
  3. Um dia de folga. Pode parecer pouco mas tem muito colaborador que precisa de um dia a mais de folga, e isso pode ser melhor que dinheiro pra ele. Imagine o melhor vendedor do mês poder passar um sábado e domingo em casa com sua família. 
  4. Pizza Gigante. O melhor vendedor ou vendedora do mês leva pra casa uma pizza por conta da empresa. Não duvide, ele irá reunir toda a família e ficar orgulhoso dizendo: fiquei em primeiro lugar ….
  5. O dia de salão.  Prêmios exclusivos para homens e mulheres: Um dia liberado por conta do Posto ou Loja para Cortar o cabelo, fazer as unhas e poder dar aquele trato na barba ou sobrancelha 

São dicas simples tanto de recrutamento e seleção quanto de retenção de pessoas, mas que se executadas corretamente, farão a diferença no seu negócio, pense nisso. 

Marcelo Borja – @marceloborjatreinamentos

Especialista em Postos, Lojas e Lubrificantes, graduado pela PUC Campinas SP, pós-graduado pela FGV em Gestão de Pessoas e pelo Mackenzie SP em Administração de Empresas. Atua a mais de 20 anos no mercado, tendo já treinado mais de 130.000 pessoas em todo o país.

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