Dicas para Postos e Lojas de Conveniências. Monte Um Equipe Motivada!
“MOTIVAR É INVESTIR NAS PESSOAS. OS DESAFIOS NÃO ESTÃO NO TRABALHO EM SI, MAS EM VOCÊ, QUE É O RESPONSÁVEL POR CRIAR E MANTER O AMBIENTE DE TRABALHO.”
Quem gostaria de ser influenciado e inspirado por você? Está é uma pergunta fundamental e se você não souber ou puder responde-la, infelizmente não é da sua natureza gerenciar pessoas. Tenho feito essa pergunta em diversos treinamentos repetidamente para líderes e ou gestores de diversos seguimentos inclusive para postos e lojas de conveniência. Você ficaria surpreso de saber como ela é difícil de ser respondida.
A questão é essencial porque revela a importância e o impacto que os gerentes e supervisores exercem na equipe no que se refere a um bom desempenho no trabalho. Eles estão sempre procurando maneiras de estimular os colaboradores e, assim, aumentar seu entusiasmo e comprometimento com a empresa e seus objetivos.
É fácil essa missão de exercer um cargo onde você sempre terá que está entusiasmado e tendo que motivar os colaboradores também?
A realidade é um pouco mais dura, afinal algumas das pessoas só ficam motivadas a fazer algo do seu interesse, e o seu objetivo enquanto gerente é fazer com que encontrem pontos de identificação entre o seu próprio bem-estar e o da organização. Quando isso acontece, os colaboradores demonstram um entusiasmo natural para trabalhar com mais afinco porque isso representa a realização de alguma meta ou desejo pessoal. Essa é apenas uma maneira mais clara de dizer que motivação vem de dentro de cada um, e é ela que nos impulsiona a buscar o que desejamos.
COMO INFLUENCIAR POSITIVAMENTE OS COLABORADORES?
Medo e manipulação não apresentam bons resultados: Quando você utiliza o medo e a manipulação, os colaboradores não se mostram tão interessados em conseguir o que desejam porque estão apenas lutando para não perderem os seus empregos, e isso os deixam ressentidos com a chefia, além de prejudicar a comunicação e a cooperação. Ainda, usar o medo para conseguir melhorar o desempenho no trabalho, isso não dá bons resultados, primeiro porque dura pouco e, segundo o efeito acaba se voltando contra vocês gerentes e a própria organização.
A técnica da “motivação por incentivo “as vezes não funciona: Muito cuidado com a motivação por incentivo, sugiro que utilize sempre o estilo da meritocracia, afinal quando não utilizamos esse estilo, corremos o risco de premiar alguém que não tenha o merecimento para receber, e isso deixa quem se esforçou mais do que os outros, com um certo desanimo para a próxima meta. Ressalte a relação entre motivação e desempenho. A boa empresa é aquela em que esforço, dedicação e bons resultados são recompensados de maneira proporcional aos méritos de cada um. Ser bom é fácil o difícil é ser justo!
Desenvolva uma abordagem que promova o propósito e o crescimento pessoal: Nesse momento o que você precisa fazer é ajudar os colaboradores a entenderem a importância de sua contribuição para a organização. Quando você enfatiza o crescimento e o desempenho pessoal como forma de motivação, não está apenas ajudando sua equipe a maximizar sua contribuição, mas também aumentando a produtividade da empresa. Isso se torna uma vitória para todos.
“DIGA COMO VAI ME MEDIR, QUE LHE DIREI COMO VOU ME COMPORTAR”. ( Jack Welch)
SABE O QUE IMPULSIONA AS PESSOAS?
Aqui estão três maneiras de fazer isso de uma forma efetiva:
- APRECIE O QUE CADA PESSOA TEM DE ESPECIAL: Ao reconhecer a importância da individualidade, você demonstra que aprecia a diversidade de talentos. Quem sabe você não descobre um diamante bruto nesse processo e consegue lapidá-lo?
- PEÇA OPINIÕES PARA AUMENTAR A SATISFAÇÃO: O brainstorm eficiente, que conta com a contribuição espontânea de todos, funciona muito bem, principalmente se tiver um intuito de motivar ou resolver algum problema. É a melhor forma de conhecer as expectativas e reclamações das equipes.
- AS PESSOAS VALORIZAM OBJETIVOS CHEIO DE SIGNIFICADO: Não esqueça que assuntos como desenvolvimento pessoal, reconhecimento e criatividade são tão importantes para os colaboradores como para você. Peça para seus colaboradores escreverem, como seria o trabalho ideal e use para tornar o dia a dia da empresa mais prazeroso. Faça com eles se sintam parceiros.
Desenvolver uma equipe de alta performance em sua organização requer um forte sistema de gestão de pessoas: uma liderança preparada para inspirar as pessoas a realizarem objetivos e metas, mas, ao mesmo tempo, dar oportunidade aos sonhos delas!
“ SE QUER UMA BOA COLHEITA, FAÇA UM BOM PREPARO DA TERRA E ESCOLHA UMA BOA SEMENTE”.
O LÍDER tem que ter acima de tudo: o autoconhecimento, o conhecimento do seu negócio e o conhecimento sobre as pessoas e seus perfis.
Diante de tudo que foi colocado lembro que a informação é o meio, mas o fim está nas pessoas. Procurem incessantemente o que deve ter de mais valioso em uma empresa:
GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA!!
Cristina Maria Abrahão de Negreiros Lima @crisinhalima
Nascida em Fortaleza – Ceará, CEO da TGC Treinamento e Desenvolvimento Humano, coach, consultora e gerente de negócios, graduada em Pedagogia com MBA em Gestão de pessoas. Atua no mercado de Revenda de Combustíveis desde 2001.