No mercado dos postos de combustíveis e lojas de conveniência, sabemos que a excelência dos produtos e serviços dependem do esforço de vários profissionais. Dá trabalho, mas é legal!
Atualmente, com tantas adversidades impostas pela vida, em que o excesso de competição está presente em tudo, seja no mercado de trabalho, na política, na economia ou nos negócios, viver é enfrentar e superar muitos desafios que surgem a toda hora e para superá-los é necessário muito empenho e esforço.
Durante esse processo, surgem muitas perguntas tais como: Será que vale a pena? Será que dará resultado? Será que devo fazer diferente o que está dando certo?
De repente um certo dia você acorda e se dá conta que muitas coisas que você considerava comuns no seu dia a dia, começam a chatear, como ouvir reclamações constantes, ter que dar uma “dura” na equipe, dentre tantas outras e que você se dá conta que precisa avançar e encontrar novos caminhos. Aí eu pergunto: Você já parou pra pensar como eram os postos de combustíveis quando tudo começou? Como são hoje e como deverão ser agora no novo normal?
TUDO QUE SE VÊ NÃO É IGUAL AO QUE A GENTE VIU A UM SEGUNDO TUDO MUDA O TEMPO TODO NO MUNDO… (Lulu Santos)
E aí você está preparado para esse novo desafio? A forma de liderar será a grande chave desse “novo normal”.
Você, revendedor e/ou franqueado, convive todos os dias com a adversidade e complexidade dos sistemas, onde, processos, tecnologias e pessoas se misturam. Em um ambiente de profundas mudanças é extremamente importante ser empreendedor e facilitador de processos, além de aliar as necessidades de comunicação com a sua
equipe de trabalho.
Esse modelo é muito diferente do gestor do século passado, que impunha os objetivos sem a participação das pessoas. Sua liderança terá que ser visionária e ao mesmo tempo capaz de formular estratégias para materializar, junto com a equipe que você foi capaz de formar e capacitar, a visão de futuro estabelecida de forma participativa. Você verá
que o sucesso também está no fato de se ter uma equipe com formação coesa, preparada e envolvida com a cultura da empresa e com diretrizes bem definidas.
O MERCADO MUDOU, O CLIENTE TAMBÉM MUDOU E NÓS TAMBÉM PRECISAMOS MUDAR!
“ ANTES ATRÁS DE CADA PESSOA SE VIA UM CLIENTE. HOJE, É PRECISO ENTENDER QUE ATRÁS DE CADA CLIENTE EXISTE UMA PESSOA.” IAN CALZON (A hora da verdade)
O desafio diante do desconhecido pode ser fascinante e trazer muito prazer, principalmente quando nos premia com resultados além dos esperados. Você como principal líder do seu negócio possui uma responsabilidade muito grande, liderar pelo exemplo. Mostrar para a equipe a importância em fazer acontecer. Então o que você está esperando para fazer do momento presente uma abertura ao novo?
Para finalizar, deixo algumas dicas para todos os atuais futuros líderes:
• Energize, encoraje e apoie a sua equipe no caminho do sucesso;
• Aprenda a inspirar em vez de intimidar;
• Entenda como você pode manter um clima de cooperação em qualquer situação;
• Promova mudanças e traga à tona o que tem de melhor nas pessoas;
• Mantenha uma perspectiva otimista e inspire otimismo na sua equipe.
• Ofereça uma visão à sua equipe e atue como defensor dessa visão.
Cristina Maria Abrahão de Negreiros Lima @crisinhalima
Nascida em Fortaleza – Ceará, CEO da TGC Treinamento e Desenvolvimento Humano, coach, consultora e gerente de negócios, graduada em Pedagogia com MBA em Gestão de pessoas. Atua no mercado de Revenda de Combustíveis desde 2001.