You are currently viewing O futuro da área tributária e a tecnologia

O futuro da área tributária e a tecnologia

O uso de novas tecnologias está diretamente ligado à diminuição do tempo na execução de tarefas de nosso dia a dia. Até alguns anos atrás, as tarefas executadas em quase todas as áreas de atividade humana, eram em sua grande maioria, completamente manuais. Mas, a tecnologia aconteceu e, com ela, tudo começou a mudar com uma rapidez inacreditável.

No entanto, sob o prisma da inteligência tecnológica (TI), principalmente nas atividades contábeis e tributárias, temos que pontuar duas características importantes, ou seja, as atividades de trabalho manual diário (menos utilizado), bem como, a inteligência artificial, a qual já se consolidou como sistema de eficácia plena em favor das empresas.

Nesta linha de pensamento e num primeiro exemplo, citamos o sistema de expedição de certidões negativas das receitas municipais, estaduais e federal do Brasil. Na prática a utilização da tecnologia da informação já é bem definida neste tipos de serviço, ou seja, hoje existem sistemas, ou robôs, que fazem este monitoramento automaticamente. Acrescenta-se que este trabalho de pesquisa é feito em linguagem de máquinas e as certidões são enviadas para o endereço eletrônico da pessoa física ou jurídica sem qualquer participação humana no processo.

Complementando a ideia, podemos perguntar: – E se a certidão for positiva? Neste caso, um alerta é criado para que o responsável pela solicitação da certidão faça a análise da situação e providencie as informações necessárias para a liberação do documento. Este é um exemplo claro de uso inteligente da tecnologia, a qual nos ampara em um sem número de atividades cotidianas.

Outro exemplo, agora em um ambiente de atividade tributarista, é o uso de sistemas que fazem a validação de escriturações. Nestas atividades, a partir do momento que as escriturações são capitadas pelos sistemas de apuração, todas os dados são direcionados para as inteligências de tecnologia e se transformam em informações disponíveis para o uso de uma gama de processos de gerenciamento contábil e tributário. A eliminação de papéis e documentos impressos foi afastada em favor da linguagem tecnológica, com fator de realização em qualquer meio de acesso portátil, seja celulares, notebooks e etc.

Dentro das várias modificações das atividades contábeis e tributárias, por uso de tecnologia da informação, podemos citar também a criação dos Livros Digitais de Apuração e Escrituração, bem como as EFD’s (Escriturações Fiscais Digitais) e do SPED (Sistema Público de Escrituração digital), atos que demonstram a eficácia tecnológica na vida de muitas empresas pelo mundo e até mesmo dos Governos a elas vinculados.

Feitas estas considerações, no que se refere ao serviço contábil manual, temos que este tipo de atividade pode estar com os dias contados. Ficando o alerta que, dentro das áreas contábeis e tributárias, muito ainda há de ser implementado no que se refere ao uso da tecnologia de informação. Talvez o serviço manual, venha ser exercido por uma classe profissional de auditores de processo, ato que em muito otimizará as atividades de contabilidade e de tributação. Pois mostra a possibilidade de aumento do tempo útil para uso em outras tarefas mais complexas, tais como, a criação de projetos tributários e contábeis. Criando assim, a possibilidade de que as tarefas manuais venham ser terceirizadas ou distribuídas para equipes específicas desta modalidade de atuação nas empresas.

Com a diminuição do uso de atividades manuais e melhor integração tecnológica, existe a possibilidade de um maior implemento e lucratividade das empresas, as quais taralharão com um número menor de mão de obra e uma especialização maior em todos os processos de conferência, emissão e projetos de atividade contábil e tributária.

Em síntese, as tecnologias de informação têm em comum a robustez do manuseio de grandes grupos de dados, os quais sem bem gerenciados e auditados, geram rapidez nos resultados, diminuição de tempo e também na rapidez de entrega de informações necessárias as atividades das empresariais.

Por fim, é certo que os processos futuros de contabilidade e das atividades tributárias, serão em sua grande maioria efetivados através da tecnologia de informação. Não acreditar nisso e deixar de investir agora nestas tecnologias, em um mercado tão competitivo, pode trazer a perda do “time”, de empresas que querem ser sólidas em um futuro muito próximo.

Nesta linha de pensamento a Revenda Contábil, desde sua fundação vem investindo no melhor capital tecnológico e de informação no mercado contábil. Tudo isso para oferecer o melhor dos processos tecnológicos e econômicos para seus clientes.

E falando nisso, em um mercado tão volátil como o mercado brasileiro, que tal fazer parte de toda esta construção, levando para sua empresa toda esta tecnologia acumulada em quase duas décadas de sucesso.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? 

Deixe um comentário