Segundo o GEM-2020 (Relatório Monitor Global de Empreendedorismo) a porcentagem de empreendedores caiu para 18% no início da Pandemia.
Já o Instituto Rede Mulher Empreendedora, fez uma pesquisa e o resultado foi óbvio: as mulheres foram as mais afetadas com a crise econômica em 2020 e 2021 (esperamos que isto mude neste ano de 2022).
De forma reacionária e em confronto com este cenário, as mulheres criaram táticas para amenizar o efeito pandemia nos negócios. Dentre os vários podemos citar os principais:
Trabalho em Home Office;
Novas estratégias de negócios;
Digitalização do empreendimento;
Corte de gastos.
Porém, sabemos que conciliar trabalho e família, mesmo com todas as táticas citadas acima, não é uma tarefa fácil. Em números, podemos quantificar as melhores previsões do período da seguinte forma:
● 66% das empreendedoras afirmaram estar mais ansiosas;
● 52% das empreendedoras declararam-se mais cansadas.
Entretanto, temos boas notícias! Segundo a Rede Mulher, 62% das empreendedoras informaram que a digitalização dos negócios teve impacto positivo na vida delas de forma direta. Fato que causa um certo alívio em um cenário com previsões um tanto quanto pessimistas.
E, se você gostou de sta informações e quer saber tudo sobre o Relatório Mulheres empreendedoras 2021, realizado pela PME, acesse o Canal do Youtube da Rede Mulher Empreendedora.
Maiores desafios da Mulher Empreendedora
O empreendedorismo feminino cresce cada dia mais. E, não é só no Brasil, mas no mundo todo! Contudo, o empreendedorismo feminino tem grandes desafios a serem enfrentados. Os principais são:
1- Discriminação.
Ao falar de desafios, o preconceito está no topo da cadeia de desafios. Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, 52% das mulheres empreendedoras de Minas Gerais admitem ter sofrido algum tipo de preconceito por causa do sexo. Estamos falando aqui de Minas, mas esta situação se reflete em todo Brasil.
Os nichos de mulheres empreendedoras está cada vez mais diverso e com isso, elas estão conquistando espaços com histórico de liderança masculina.
2- Jornada Dupla
Já falamos do preconceito e agora vamos falar de um desafio que quase empata com ele: “a jornada dupla de trabalho”. A mulher, além de empreender tem que fazer malabarismo para conciliar seu trabalho com a vida pessoal.
Isto se deve ao fato de que a maioria das empreendedoras além de cuidar do seu negócio, também administra a casa e é responsável pela educação dos filhos.
3- Falta de Apoio
A falta de apoio à mulher empreendedora não vem apenas das Instituições financeiras. Este antigo desafio que perdura por anos vem também dos parceiros, familiares e amigos. Investir nas próprias ideias sem uma rede de apoio dificulta o crescimento dessas mulheres. Este ainda é um antigo desafio que ainda não foi superado no decorrer dos anos.
Empreendedorismo Feminino e Contabilidade
E, se você é empreendedora, Microempresária ou MEI (Microempreendedora Individual), você vai precisar em determinado momento de uma contabilidade para te dar suporte. Tudo isso, pensando nas várias características do mercado, conforme apontamentos que fizemos acima.
A contabilidade pode cuidar de fatores importantíssimos para seu negócio como: tributos, finanças, custos e quaisquer outros quesitos que possam gerar impacto no orçamento. Este é um apoio que pode te livrar de muita dor de cabeça futura.
Vantagens de contratar uma contabilidade ou um contador para o seu empreendimento:
Otimização do Controle Financeiro.
É muito importante principalmente para tomada de decisões no rumo do seu negócio. Tendo um bom controle financeiro você pode evitar dores de cabeça tais como:
Fazer promessas que não podem ser cumpridas;
Investimentos indevidos;
Endividamentos;
Capital mal investido;
E qualquer outro tipo de aumento de custo que possa afetar o seu orçamento.
Em suma, qualquer empreendedora que tenha o orçamento em total controle, pode lucrar mais e o principal, com segurança!!!
Compliance para Empreendedoras
Independente do tamanho do seu negócio, você precisa estar de acordo com a legislação em todos os âmbitos (tributário, fiscal ou trabalhista).
Neste ponto a compliance (compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas) pode ser uma grande parceira, principalmente se você está começando e quer ter uma visão estratégica do seu negócio.
Vantagens da Compliance para empreendedores:
Suporte preciso e dados reais de todas as atividades da sua empresa;
Orçamento Estruturado;
Planejamento Tributário;
Controle de ativos e passivos;
Suporte para a tomada de decisão, etc.
Nós sabemos que empreender não é fácil, e a mulher empreendedora precisa estar atenta a tudo que possa facilitar o seu dia. Ter uma contabilidade para te dar suporte é garantia de uma vida financeira saudável para seu negócio. Este é um investimento que vai te poupar tempo e dinheiro.
Você é empreendedor e ainda não tem uma contabilidade?