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Quanto custa um posto ou uma loja? Quanto custa uma vida?

Os cálculos podem variar muito para mensurar o valor financeiro de um Posto ou Loja. Galonagem, faturamento, com contrato, sem contrato, valor do aluguel, passivo ambiental e aí vai… seria muito complicado aqui estabelecer uma métrica exata para esta questão, mas uma coisa eu tenho plena convicção, nem preciso fazer conta. Uma vida não tem preço.

Infelizmente os meus amigos revendedores que já passaram por algum tipo de infortúnio ou sinistro no negócio não gostam de comentar , entendo a posição deles, no entanto pessoas que estão diretamente ligadas a operação de Postos e Lojas como eu, tem a obrigação (na minha modesta opinião ) de tratar sobre o tema.

O conceito é muito comum no mundo todo e é classificado como Health, Safety and Environment (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

O primeiro passo para SSMA é indicar as responsabilidades de cada agente no Posto ou Loja de Conveniência. Vou utilizar e adaptar uma linguagem muito comum e conhecida na Administração de Empresas que é a Visão Estratégica, Tática e Operacional.

ÁREA ESTRATÉGICA DO POSTO E LOJA

Aqui estão presentes o dono da empresa, diretoria, supervisão de rede, ou seja, toda pessoa com poder de decisão. Em relação a SSMA são eles que devem determinar o cumprimento das normas de segurança, normas técnicas e leis dos segmentos. Se o funcionário tiver a ordem do dono da empresa para não abastecer ninguém com o veículo ligado, ele deve seguir esta ordem. Eu sempre pergunto quando me questionam se pode ou não abastecer garrafa PET no Posto: A norma é clara, a resposta é não, mas qual é a ordem do dono do negócio? Apenas para eu não ser mal compreendido, em meus treinamentos utilizo a Norma NBR 15594/1 como balizadora de procedimentos de segurança e a NR 20, mas meu exemplo aqui tem uma pitada de realidade, entre o mundo real e mundo ideal. Tem muito dono de Posto que não determina a execução das normas de segurança e erra imensamente ao deixar o frentista decidir o que fazer.

ÁREA TÁTICA DO POSTO E LOJA

Nesta hora falamos dos gerentes, encarregados, líderes de Pista ou Líder de Loja. O papel da área Tática é fundamental para a execução das normas, são eles que devem treinar seus colaboradores, atualizar sobre normas de segurança e acompanhar a execução do combinado com a Área Estratégica do Posto ou Loja. Quando um colaborador esta executando sua função, por exemplo abastecer um veículo , o papel do gerente é garantir que saiba dos riscos ( por exemplo benzeno) e cuidar para que ele não faça nenhum ato inseguro ( como o absurdo de “cheirar” ) a tampa. Quando o colaborador não executa o que foi definido pelo Estratégico e Orientado pelo Tático, temos que entender o que pode estar acontecendo, em alguns casos talvez até de advertir este colaborador pois ele está colocando em risco sua vida e de todos envolvidos no negócio.

ÁREA OPERACIONAL DO POSTO E LOJA

Chegou a hora das pessoas mais importantes: nosso time de campo, frentistas, atendentes de loja, Trocadores de óleo, Lavadores de Carro, Caixas, enfim, quem faz a máquina andar, com segurança. É fundamental aqui 3 coisas:

  1. Que tenham sido treinados com NR 20 no Posto e Curso da ANVISA Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação ( grátis em https://www.escolavirtual.gov.br/curso/287 )
  2. Que tenham segurança ao intervir em ações de SSMA, para isso é muito importante que o “dono” tenha dado a ordem de não abastecer com ninguém em cima da moto por exemplo.
  3. Que faça parte da rotina do Posto ou Loja reuniões tratando da pauta SSMA.

Espero ter contribuído com vocês e que passem a ter cada vez mais a plena certeza de que um negócio é feito e utilizado por vidas, e que vidas não tem preço.

Marcelo Borja – @marceloborjatreinamentos

Especialista em Postos, Lojas e Lubrificantes, graduado pela PUC Campinas SP, pós-graduado pela FGV em Gestão de Pessoas e pelo Mackenzie SP em Administração de Empresas. Atua a mais de 20 anos no mercado, tendo já treinado mais de 130.000 pessoas em todo o país.

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