Grupo Revenda Contábil - Revenda Compliance

Temos vivido e acompanhado o crescimento da corrupção, no Brasil e no mundo, em todos os nichos econômicos. Como resultado, muitas empresas minam ou enfraquecem a sua reputação devido ao seu envolvimento comprovado nos círculos empresariais e políticos.

A necessidade inevitável de conhecer e aplicar o compliance no dia a dia das operações emerge em meio a essa realidade, que atinge empresas de todos os portes e departamentos.

O conceito de compliance visa criar e agregar valor para o negócio, garantindo assim a sobrevivência da empresa. Desta maneira, essa prática decorre dos grandes impactos financeiros, causados por fatores como:

  • Falta de assessoria regulatória;

  • Inconsistências com as leis aplicáveis;

  • Falta de ferramentas de proteção adequadas;

  • Falha de gerenciamento de processos;

  • Operações sem um sistema de dados estruturado.

Agora saiba um pouco mais sobre esse importante conceito e o significado prático da palavra compliance.

Significado de Compliance:

To comply, em inglês, é um verbo e significa estar de acordo com uma regra. O significado da palavra compliance está diretamente ligado à conduta do seu negócio e toda a sua adaptação que ela tem relacionado ao órgãos de regulamentação.

Mas afinal, o que é compliance nas empresas? É fazer com que ela esteja em conformidade com leis e regulamentos. Esta definição é o conceito mais aceito de compliance.

A essência da compliance engloba todas as regras, controles externos, internos e as políticas com as quais seu negócio precisa se adaptar. Em razão disso, se sua empresa adapta-se ao compliance, ela fica totalmente em conformidade com todas as legislações e regras ligadas aos seus processos.

Todo mundo ligado a seu negócio precisa estar e se atuar de acordo com as regras dos órgãos reguladores: colaboradores, fornecedores, funcionários, etc.

Mas não para por aí, todos devem cumprir e garantir os inúmeros mecanismos normativos internos. Além disso, devem garantir o fiel cumprimento dos diversos instrumentos normativos internos. Só assim, a sua empresa estará em compliance total: financeiro, de segurança do trabalho, ambiental, trabalhista, contábil, etc.

Logo Revenda Compliance

Mas o que é a Revenda Compliance?

Já sabemos que o objetivo da complicance é deixar a empresa em conformidade com as normals dos órgãos regulamentadores, corrigindo e prevenindo lapsos que podem acarretar batalhas judiciais para seu negócio, estando geralmente ligados à luta contra a corrupção.

Só que este não é o único objetivo. Também nos preocupamos e nos dedicamos à todas as demandas Porém, esta não é a única função do compliance. O Programa de Compliance e Ética Empresarial, nome dado a sua prática nas organizações, também se dedica a questões relacionadas à ética, sustentabilidade, cultura corporativa e diversos outros possíveis riscos.

Ou seja, ele se dedica a todas as áreas que possam apresentar irregularidades que afetem o desempenho e a reputação da empresa. (Afinal, tenho certeza que nenhum brasileiro esqueceu o desastre da Samarco!)

O Programa, portanto, abrange não somente as obrigações legais da empresa, mas também as regras e os valores que compõem cada instituição e que podem ser violadas.

Qual é a estrutura que a Revenda vai oferecer para sua compliance?

Iniciamos o processo criando uma equipe de excelência. Nesta equipe, escolheremos criteriosamente a pessoa que ocupará o cargo de liderança, também chamado de CCO (Chief Compliance Officer).

Esta equipe também terá assistentes e analista. Em alguns casos, principalmente no de grandes empresas, também adicionaremos coordenadores ou gestores, que dividem as responsabilidades da área.

Após a equipe ser escolhida, daremos os treinamento adequados à equipe, preparando-os assim para colocar a compliance em prática. Veja abaixo as principais funções:

  • Análise de risos operacionais;

  • Conhecimento e interpretação das leis que diretamente relacionadas à empresa;

  • Desenvolvimento de manual ou manuais de conduta;

  • Gerenciamento de controles internos;

  • Execução de auditorias rotineiramente;

  • Elaboração de projetos aperfeiçoamento contínuo;

  • Difundir o compliance por toda cultura da empresa;

  • Inspecionar a segurança da informação.

  • Monitorar a segurança da informação.

Quais são as vantagens de aplicar a Compliance no seu negócio?

Os benefícios são incontáveis, mas os principais são:

Ganhe vantagem competitiva sobre a concorrência;

Atração de investidores e investimentos;

Identificação e prevenção de riscos;

Ganhar credibilidade;

Melhor desempenho e qualidade dos serviços/produtos;

Maior governança;

Integração da cultura organizacional;

Sustentabilidade;

Correção efetiva de não conformidades.

E como implantar a compliance na sua empresa?

Não é um processo rápido, mas nós garantimos que vale todos os seus esforços. Para você entender um pouco do processo, vamos listar alguns dos passos a serem dados, com breves descrições do processo a ser implementado de acordo com a gestão de riscos e aplicação da lei em uma empresa:

O primeiro passo é a criação de um código de conduta. Para isso, é necessário ter um amplo conhecimento da cultura organizacional, ter um modelo de governança cooperativa aceito e, também consultar todas as partes para recolher sugestões e ideias.

A participação dos representantes das equipes na elaboração do projeto é de suma importância, pois seu envolvimento é necessário para que todos os controles internos sejam aceitos e seguidos criteriosamente.

No decorrer do processo de criação e implementação de um sistema de compliance, deve ficar claro para a gestão da empresa que as regras estão sendo aplicadas e devem ser seguidas com o mais alto padrão. Essa situação tem que ser extramente clara para que a conformidade legal possa ser questionada internamente.

Ao introduzir novas regras para pessoas jurídicas, é importante que você já disponibilize canais para que qualquer reclamação possa ser feita de forma realista, simples e, principalmente, anônima.

Uma vez implantado um sistema de compliance, é importante manter uma equipe ou departamento dedicado ao compliance, capaz de realizar a integridade sempre que solicitado. Para quem não está familiarizado com o termo, “cuidado adequado” é uma pesquisa feita para avaliar o risco de uma ação que uma empresa pretende realizar ou utilizar.

No mercado atual, compliance não é uma opção, mas é responsabilidade de toda empresa que almeja se apresentar no mercado como uma importante instituição comprometida com a segurança de seus colaboradores. Para atingir esse objetivo, além da equipe comprometida, é preciso contar com parceiros que, além de compartilharem as mesmas regras, também simplificam os procedimentos e tornam o cumprimento do programa de integridade mais fácil e eficaz no dia a dia.

Para isso, conte com a Revenda Compliace. Damos todo o aparato necessário e também softwares regularmente atualizados para garantir o pleno cumprimento das obrigações internas e externas de todos os seus clientes. Saiba mais sobre nossa solução de Compliance.