You are currently viewing 6 Indícios De Que A Sua Empresa Precisa Investir em uma Consultoria Tributáira

6 Indícios De Que A Sua Empresa Precisa Investir em uma Consultoria Tributáira

No Brasil atual, um dos maiores desafios do meio empresarial é lidar com a alta carga tributária.

Isso se deve ao fato de termos uma legislação muito das vezes extensa e cheia de emendas diárias. Além disso, temos também uma alta quantidade de taxas, contribuições e impostos, os quais se não forem bem estudados, podem trazer grandes prejuízos ao caixa das empresas. Estas duas combinações transformam a gestão de toda e qualquer empresa, independente do porte e do setor, em um enorme desafio.

Por esta razão, a consultoria tributária, que até pouco tempo era uma questão estratégica, passou a se tornar totalmente necessária para 99% dos empreendimentos de todos os nichos empresariais. Este serviço não só assessora o aperfeiçoamento de toda a carga de tributos, como também evita sanções e multas.

A redução de demandas jurídicas, assim como a redução de gastos no orçamento são alguns dos efeitos positivos para os empresários que investem na consultoria tributária. O ponto alto é ter o suporte total de especialistas com domínio e conhecimento da legislação referente a tributos. Esta é a melhor maneira de montar um plano de ação direcionado para a minimização de gastos e também elaborar boas práticas que eliminem a aplicação de multas e quaisquer outras sanções.

Se você é empresário desconhece do assunto ou ainda tem dúvidas sobre a importância de uma consultoria específica como um dos melhores investimentos para seu negócio, fique atento aos sinais que listamos abaixo. Leia o artigo completo e entenda:

1. Você não sabe ao certo, quais são os impostos que a sua empresa precisa recolher.

Começaremos salientando que o regime tributário de uma empresa pode ser estipulado por uma variedade de fatores:

• modelo societário

• porte da empresa

• faturamento.

Estes são os três principais tópicos analisados na hora de realizar o enquadramento. No entanto, aí que nos deparamos com outro desafio: A legislação. Ela não é sólida e, por isso, cada empresa, de acordo com suas características, pode ter um enquadramento distinto e uma margem de aproveitamento de melhores estratégias fiscais e tributárias.

Sendo assim, uma empresa pode recolher impostos pelo Lucro Real, Lucro Presumido ou pelo Simples Nacional e, cada modalidade tem a sua carga exclusiva de impostos. Caso a empresa esteja em um enquadramento errôneo, você pode estar pagando taxas que, na verdade, você não precisaria pagar.

Você tem dúvida sobre o tipo de enquadramento sua empresa ou quais são os impostos que você precisa recolher e porquê? A consultoria tributária acabará com todas as suas dúvidas e trará mais segurança para seu negócio.

2. Você está recolhendo incorretamente os tributos da sua empresa?

Já falamos que se a sua empresa não é enquadrada de maneira correta, provavelmente você estará recolhendo mais impostos do que realmente precisa. Devido a isto, é imprescindível verificar o regime tributário do seu negócio, a categoria de enquadramento e, após estes passos, elaborar a análise completa e um plano de ação que venha diminuir os prejuízos com escolhas contábeis impróprias.

Desta forma, o passo principal é fazer a verificação do regime tributário, ou seja, da categoria do enquadramento. Após isto, você poderá realizar uma análise mais clara de todas as possibilidades que a legislação disponibiliza para aperfeiçoar a carga de impostos do seu negócio.

A nossa consultoria tributária é realizada por profissionais especializados. Eles irão te assessorar e apontar tudo que a legislação oferece no quesito recolhimento de impostos.

3. Não existe um especialista que tenha total domínio na área de tributação em sua empresa e com isto você está recolhendo mais impostos do que necessário?

Falaremos agora sobre o planejamento tributário. Este serviço nada mais é do que um estudo feito por um de nossos especialistas, que visa não apenas conduzir uma análise completa do regime tributário do seu negócio, como também, fazer uma avaliação profunda de todas as alternativas de realização de uma elisão fiscal. Assim, você terá uma melhoria excepcional no caixa da empresa e poderá fazer uma plano de negócios mais estrutura no futuro.

A elisão fiscal é uma manobra legal que a empresa pode adotar para reduzir a quantidade de tributos pagos ou sobre o montante dispendido com eles. Além de organizar as despesas, a empresa acaba se valendo dessa estratégia para ajustar seu fluxo de caixa e adequar sua carga fiscal e tributária no espaço e tempo eficaz.

Vale destacar que evasão fiscal e elisão fiscal são coisas distintas e não devem ser confundidas. Ao passo que a elisão fiscal é uma manobra legal e permitida, a evasão é conduta criminosa e pode acarretar problemas tanto para a empresa, quanto para os seus gestores.

4. O seu negócio já sofreu uma autuação fiscal ou tributária?

Várias empresas acabam sofrendo sanções tributárias e fiscais ao nível Federal, Estadual e/ou Municipal, devido à falta de pagamento de taxas, recolhimento errôneo de impostos ou até mesmo pela falta de cumprimento de obrigações acessórias.

A Receita Federal vem implementando novos sistemas digitais, como por exemplo o SPED Fiscal. E graças a estes novos sistemas, a fiscalização ficou mais rápida e automatizada. Com isso, todas aquelas pequenas irregularidades que eram praticamente identificáveis, agora são encontradas em apenas alguns cliques.

Este é um dos principais motivos de as empresas estarem sentindo uma maior necessidade de organizar e melhorar o cumprimento das obrigações acessórias e a organização relacionada ao recolhimento de tributos.

Se a sua empresa já sofreu alguma autuação e você (ou seu gestor), não sabe por onde começar a resolução dos problemas fiscais, tais como se organizar internamente e gerar novas práticas de sucesso, a Consultoria Tributária da Revenda Recuperção Tributária – RT é o primeiro passo para a mudança de paradigma.

Em nossos atos de consultoria, esclareceremos todas as suas dúvidas sobre quais impostos devem ser recolhidos, as datas corretas e, também, iremos te auxiliar na criação de uma sucessão de boas práticas que evitarão qualquer autuação e aplicações das sanções do Fisco por ineficiência fiscal e/ou tributária de sua empresa.

5. O seu empreendimento executa operações de alta complexidade que demandem o recolhimento de tributos?

Há alguns tipos de empresas que realizam operações de alta complexidade diariamente. Estas operações têm necessidade de recolhimento de vários tipos de impostos. Empresas que transportam produtos em diferentes estados, que trabalham com importação e exportação, com filiais em localidades diversas, dentre outras, são alguns exemplos de negócios que podem ter uma certa desordem na hora pagar os impostos.

No caso de empresas destes nichos, investir na Consultoria Tributária Revenda RT (Recuperção Tributária) é a melhor solução, principalmente se você, empresário, quer evitar problemas quando chega a hora de recolher impostos de forma correta, evitando atuações desnecessárias.

Ter um especialista em legislação tributária sempre a postos, é a maneira de ter excelência na realização destes tipos de operações, as quais devem permear por boas práticas de elisão fiscal mantendo assim a sobrevivência temporal e financeira das empresas.

6. Chegou a hora da sua empresa economizar, principalmente quando se trata de impostos.

Atualmente vivemos um momento crítico, de total instabilidade econômica e este é o motivo pelo qual a maioria das empresas vem fazendo cortes no orçamento. Quando falamos da questão tributária, temos que pensar que este fato é de extrema importância e um grande ônus que afeta diretamente o poder financeiro e desempenho geral do seu negócio.

Se você precisa de economia na sua empresa, principalmente quando se trata de impostos, a consultoria tributária é a solução perfeita para sua saúde empresarial.

Com a colaboração de um profissional especializado, é possível elaborar um plano de ação cujo objetivo será a diminuição consideravelmente da carga tributária e fiscal de sua empresa, eliminando não só as ilegalidades, como também a autuação, multas e quaisquer outros tipos de sanções.

Mas o que realmente é a consultoria Tributária?

A consultoria tributária (também denominada consultoria fiscal) é um leque de atividades voltadas às questões que demandam análise específica dos temas que geram tributos ou obrigações fiscais, em qualquer empresa.

Temos 2 ênfases principais neste tipo de consultoria:

1 A consultoria corretiva – ou seja, o problema já existe, e demanda análise e interação imediatas.

2) A consultoria preventiva – aquela que se antecipa às questões e demandas tributárias e procura soluções com maior preparo e com menor custo.

Como exemplo de consultoria corretiva, temos as correções das obrigações acessórias transmitidas ao Fisco, assim como as bases de cálculo utilizadas para apuração dos tributos (principalmente impostos e contribuições), quando a Receita Federal ou outro órgão fiscalizador tributário aponta irregularidades ao contribuinte e este tem um prazo (normalmente muito curto) para solucionar as pendências.

Já para na consultoria preventiva, cria-se um sistema (através de auditoria interna ou procedimentos regulares), de análise de todas as informações que enviadas às autoridades fazendárias, assim como documentos contábeis e gerenciais utilizados para fazer a apuração dos tributos. Apurando-se alguma necessidade de correção, aponta-se as mesmas para serem executadas organizadamente e de forma contínua para o sucesso de sua empresa.

Outra característica da consultoria tributária preventiva é levantar oportunidades, tanto para diminuir a carga tributária da organização quanto para melhorar o fluxo de caixa no que diz respeito ao desequilíbrio financeiro causado pelo pagamento de tributos de forma desnecessária. Por fim, o principal intuito de uma consultoria responsável é aumentar a eficiência financeira de uma empresa, pagando menos impostos de forma legal e responsável.

Você já conhece a consultoria tributária Revenda Recuperção Tributária – RT? Ainda ficou com dúvidas sobre como um dos nossos especialistas podem auxiliar a sua empresa no desenvolvimento de um projeto para otimizar a carga tributária da sua empresa? Então, entre em contato e saiba mais!

Deixe um comentário